quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Condições do discipulado

Então disse Jesus aos seus discípulos:
- Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á. Mas quem perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á.
Pois que aproveita ao homem se ganhar o Mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que daria o homem em resgate da sua alma?
Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na Sua Glória, e na do Pai e dos Santos Anjos. Porque o Filho do homem há de vir na Glória de Seu Pai, com os Seus Anjos. E então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
Notas do Autor: MT 16.24a, MC 8.34b, LC 9.23b, MC 8.35, MT 16.26a, MC 8.37-38a, LC 9.26b, MT 16.27.
NEGUE-SE A SI MESMO, TOME CADA DIA A SUA CRUZ E SIGA-ME.
Cada vez que Jesus mencionava a cruz, os seus discípulos não entendiam muito bem, já que a cruz era um instrumento de vergonha e morte.
Jesus, repetidas vezes, ensinou que cada pessoa tem uma cruz para carregar. O próprio Mateus já havia registrado em 10.28 a seguinte declaração do Senhor: “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim”. A cruz faz parte do discipulado: “Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo” (Lc 14.27).
Alguém diz “Mas Jesus já levou a minha cruz” e não entende que não foi a cruz e, sim, os seus pecados, sofrimentos e tormentos (Is 53). O seguidor de Cristo não precisa sofrer, porque Ele mesmo declarou: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10.10). Jesus fala em “levar a cruz” e não em morrer nela. Prova é que, naquela sexta-feira, Simeão carregou a Cruz, mas quem morreu nela foi Jesus. Levar a cruz e seguir significa renunciar à própria vontade, como Ele mesmo o fez (Lc 22.42).
CADA DIA.
Serve para lembrar que temos de carregar todos os Seus ensinamentos, aceitando as afrontas sem reclamar ou blasfemar, ainda que isto pareça sofrido e vergonhoso, e seguir nesta marcha todos os dias da nossa vida, até o “Gólgota”, até o fim.
MAS QUEM PERDER A SUA VIDA POR AMOR DE MIM E DO EVANGELHO, SALVÁ-LA-Á.
Aquilo que a pessoa renuncia nesta vida, por amor a Cristo e ao Evangelho, será ganho no futuro. Paulo escreveu: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho” (Fp 1:21).
QUALQUER QUE... SE ENVERGONHAR DE MIM E DAS MINHAS PALAVRAS, TAMBÉM DELE SE ENVERGONHARÁ O FILHO DO HOMEM, QUANDO VIER NA SUA GLÓRIA.
A cruz foi um instrumento de vergonha até a morte de Jesus. O Senhor fez dela motivo de alegria para a Humanidade. Por isso o cristão não pode envergonhar- se de Cristo. O Apóstolo Paulo escreveu: “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16) “Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (II Tm 2.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário