sábado, 18 de janeiro de 2014

A Ressurreição da filha de Jairo

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo:
- A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe:
- Não temas: crê somente, e será salva.
Quando Jesus chegou à casa daquele chefe e viu os tocadores de flauta, a multidão em alvoroço e os que choravam muito e pranteavam, disse-lhes:
- Retirai-vos; porque a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que ela estava morta.
Porém Ele, tendo feito sair a todos, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. E entrou onde a menina estava deitada.
E, tomando a mão da menina, disse-lhe:
- Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
E o seu espírito voltou, e imediatamente se levantou e pôs-se a andar, pois tinha doze anos. E assombraram-se com grande espanto.
Seus pais ficaram maravilhados e Ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido. E disse que lhe dessem de comer.
E espalhou-se a notícia disso por toda aquela terra.

Notas do Autor: LC 8:49-50, MT 9:23, MC
5:38b, MT 9:24, LC 8:53, MC 5:40a, LC
8:51b, MC 5:40b-41, LC 8:55a, MC 5:42,
LC 8:56, MC 5:43b, MT 9:26

NÃO TEMAS: CRÊ SOMENTE. Tudo o que Jairo teve para se apegar naquela hora foram estas duas frases de Jesus:

1. NÃO TEMAS: Ao dizê-la, Jesus acabou revelando-Se, porque esta frase, tipicamente, como se fosse um bordão muito pessoal, sempre foi dita por Deus, antes de abençoar alguém. Veja:
A Abraão: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo” (Gn 15:1).

A Agar: “Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e toma-o pela mão, porque dele farei uma grande nação” (Gn 21:117-18).
A Isaque: “Não temas, porque Eu sou contigo, e te abençoarei e multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo Abraão” (Gn 26:24).
A Jacó: Não temas descer para o Egito; porque eu te farei ali uma grande nação” (Gn 46:2-3).

A Moisés: “Não o temas, porque eu to entreguei na mão, a ele, a todo o seu povo, e à sua terra” (Nm 21:34).
A Josué: “Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, levanta-te, e sobe” (Js 8:1).
A Gideão: “Não temas; não morrerás” (Jz 6:23).

Ao povo de Israel: “Não temas; eu te ajudarei. Não temas, ó bichinho de Jacó” (Is 41:10-14).

A Maria: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus” (Lc 1:30).
A Pedro: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens” (Lc 5:10).
Aos humildes: “Não temas, ó pequeno rebanho! Porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino” (Lc 12:32).
A Paulo: “Não temas, mas fala e não te cales; porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal” (At 18:9-10).
A João: “Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vivo. Fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos. E tenho as chaves da Morte e do Inferno” (Ap 1:18).

A você: Não temas... Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da Vida” (Ap 2:10). Por que o Senhor sempre dizia “Não temas”, antes de operar? Porque o medo inverte a Fé e faz acontecer justamente o que a pessoa não quer. O infortunado Jó, vivendo uma desgraça em cima da outra, descobriu que as coisas sempre ficavam piores quando sentia medo. E disse: “Por que o que eu temia me veio e o que receava me aconteceu?” (Jó 3:25).
2. CRÊ SOMENTE: Fé pura, sem medo, que tudo realiza. Jesus disse: “Tudo é possível ao que crê!” (Mc 9:23). Jairo creu e Jesus ressuscitou a sua filha.
TALITA CUMI. Esta frase foi dita por Jesus em aramaico, a língua dos arameus – povo de Aram (atual Síria) e Mesopotâmia (região entre os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque). Os povos semíticos – judeus, árabes, assírios, fenícios, medos, persas e outros – a usavam largamente, numa abrangência que ia desde o norte da África até o sudoeste da Ásia. O aramaico teve o seu apogeu entre os anos 300 a.C. e 650 d.C. Na época de Jesus não se falava mais o hebraico e, sim, o aramaico. O Evangelho retrata Jesus falando em aramaico, inclusive, na Sua agonia na Cruz (Mt 27:46 e Mc 15:34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário