sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Por que evangélicos não devem participar do Carnaval? Pr. Silas comenta

A origem do Carnaval ainda é desconhecida. As primeiras referências a ele estão relacionadas a festas agrárias. Alguns atribuem seu surgimento aos cultos de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela colheita, realizados na Grécia durante o século 7 a.C. A festividade incluía orgias sexuais e bebidas, e os foliões usavam máscaras e disfarces simbolizando a inexistência de classes sociais.
As folias do Carnaval também estão ligadas às festas pagãs romanas, marcadas pela licenciosidade sexual, bebedeira, glutonaria, orgias coletivas e muita música. Eram conhecidas como bacanais (em homenagem a Baco, o deus do vinho e da orgia), lupercais (em homenagem ao deus obsceno Pã, também chamado de Luperco) e saturnais (em homenagem ao deus Saturno, que, segundo a mitologia grega, devorou seus próprios filhos).
Com o advento do cristianismo, a Igreja Católica Apostólica Romana começou a tentar conter os excessos do povo nessas festas pagãs e a condenar a libertinagem. Porém, com a resistência popular, em 590 d.C. ela própria oficializou o Carnaval dando origem ao “carnaval cristão”, quando o Papa Gregório I marcou definitivamente a data do Carnaval no calendário eclesiástico.
Esse momento de grandes festejos populares antecedia a Quaresma, período determinado pela Igreja Católica para que todos os anos os fiéis se dedicassem, durante 40 dias, a assuntos espirituais, antes da Semana Santa. No período que ia da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, o povo deveria entregar-se à austeridade e ao jejum, para lembrar os 40 dias que Jesus passou no deserto consagrando-se.
Como o povo enfrentaria um longo período de privações e abstinência, alguns “carnais” permitiram que o povo cometesse então algumas extravagâncias antes. Às vésperas da Quaresma, os cristãos fartavam-se de assados e frituras entre o domingo e a “terça-feira gorda”. O que deveria ser apenas uma festa religiosa acabou assimilando os antigos costumes de libertinagem e bebedeiras.
Esses dias de “vale-tudo” que antecedem a Quaresma, em que as pessoas ficam 40 dias sem comer carne, passaram a ser chamados de adeus à carne, que em italiano é carne vale, ou carnevale, resultando na palavra carnaval.
A Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, simbolizava o momento em que as pessoas se revestiam de cinzas, evocando que do pó vieram e para o pó retornariam, e ingressavam no período em que a Igreja celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Visto que até hoje essa festa da carne traz consequências físicas, morais e espirituais degradantes, estampadas nos noticiários da Quarta-feira de Cinzas, aconselho aos que não participam do Carnaval que continuem de fora; e, aos que participam ou pretendem participar, meu conselho é 1 João 2.16: Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Sendo assim, não convém ao cristão, mesmo a título de curiosidades, participar dessa festividade.
SUGESTÕES DE LEITURA: 
Salmo 1.1; Tiago 1.2-4; Apocalipse 22.15

Bíblia de Martin Luther King é motivo de disputa entre seus filhos

Os três filhos de Martin Luther King estão disputando na justiça americana a Bíblia que pertenceu ao pai, morto há 45 anos.
Bernice Albertine, Martin Luther King III e Dexter Scott estão brigando desde janeiro, quando os dois homens da família anunciaram o desejo de vender a Bíblia e o Prêmio Novel da Paz que Luther King recebeu em 1964.
Os objetos são marcas da luta do religioso pelos direitos civis dos negros americanos e possuem muito valor, tanto que estão guardados em um banco em Atlanta (Geórgia).
Desde 1995 os filhos possuem o mesmo direito sobre os bens do pai. Berenice é contra a venda dos objetos e chegou a convidar a imprensa para uma coletiva para deixar claro que não pretende vendê-los.
“Esses objetos não devem ser vendidos a qualquer pessoa ou instituição, porque eles são sagrados. Estou tomando esta posição forte por meu pai, porque meu pai não está aqui para dizer por si mesmo ‘minha Bíblia e minhas medalhas não estão à venda’”, disse ela.
O comunicado foi feito na Igreja Batista Ebenezer de Atlanta, mesmo local onde seu pai discursou por diversas vezes antes de ser assassinato. Além da imprensa, membros respeitados do movimento pelos direitos civis estiveram presentes e apoiaram a decisão de Berenice.
Essa não é a primeira vez que os filhos recorrem à justiça para resolverem problemas da herança. De acordo com o historiador Ralph Luker, co-editor da obra “Os documentos de Martin Luther King Jr”, os filhos já disputaram a direção da ONG fundada pela mãe e outros objetos deixados como herança.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bíblia no bolso salva a vida de motorista nos EUA

Por pouco o americano Rickey Wagoner, 49 anos, não morreu baleado em Dayton, Ohio (EUA) nesta segunda-feira (24) pela manhã.
Wagoner é motorista de ônibus e parou o veículo para resolver um problema quando foi abordado por três adolescentes.
A polícia de Dayton afirmou nesta terça que os adolescentes faziam uma espécie de iniciação de uma gangue e um deles, para ser aceito no grupo, teria que matar alguém.
“Ele ouviu um dos suspeitos dizer que era o momento de matar um urso polar para entrar em um clube”, disse o sargento Michael Pauley ao canal de TV WCPO.
Um dos jovens atirou duas vezes contra o peito de Wagoner, que permaneceu em pé e tentou tirar a arma das mãos do atirador.
As balas não acertaram o motorista porque ele tinha um livro no bolso, um exemplar da Bíblia Sagrada. “No início eu pensei que tinha sido baleado. Senti como se tivesse sido atingido com uma marreta no peito”, relatou a vítima.
Wagoner conseguiu atingir um dos adolescentes com uma caneta e eles fugiram deixando a arma. Mesmo atirando na direção deles, o motorista não conseguiu atingi-los e eles fugiram.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Conheça o significado da Arca da Aliança de Deus

A Arca da Aliança talvez seja o mais famoso item entre os artefatos do Tabernáculo, do Templo de Salomão e do Templo de Herodes. O grande baú de madeira revestido de ouro foi feito segundo as instruções de Deus, que encarregou Moisés de fabricá-lo pelas mãos de Bezalel, o artífice-mor dos hebreus na época.
Em seu interior, eram guardados objetos sagrados para os hebreus: a vara de amendoeira de Arão que floresceu e frutificou (Números 17.8), um pote de maná e as tábuas dos Dez Mandamentos. Mas a Arca não era meramente um baú, como veremos. Representava o próprio Deus entre os homens.
Feita em madeira de acácia, era coberta de ouro por dentro e por fora. Sobre sua tampa, chamada Propiciatório, foi feita em ouro uma peça contendo dois querubins frente a frente, que se curvavam para o meio da tampa em adoração, apontando suas asas para o local. Era entre esses dois anjos que Deus se manifestava para os sacerdotes que oravam de frente para o baú, posto em um altar também de madeira e ouro, dentro do Santo dos Santos do Tabernáculo ou do Templo.
Nas suas laterais, havia quatro argolas de ouro, nas quais se enfiavam duas varas também de acácia e ouro, para o transporte. Somente os sacerdotes levitas podiam tocar e transportar a peça.
Segundo o texto bíblico, se a Arca fosse tocada por levitas e sacerdotes não puros, esses morriam fulminados. Os filisteus a roubaram uma vez, como saque de guerra, e a puseram no templo dedicado ao falso deus Dagom. Não só o ídolo da entidade pagã foi achado caído e quebrado, como constrangedoras doenças afligiram aquele povo, fazendo com que a devolvessem a Israel.
A Arca da Aliança entre Deus e o povo de Israel funcionava também como um estandarte de guerra, que ia à frente dos guerreiros, mostrando que o Senhor estava no comando. Confiando nisso, os combatentes hebreus dobravam em força e entusiasmo.
O objeto recebeu outros nomes na Bíblia: Arca do Senhor (Josué 4.11), Arca de Deus (1 Samuel 3.3), Arca do Testemunho (Êxodo 25.22), Arca da Tua Força (Salmo 132.8) e Arca Santa (2 Coríntios 35.3).
Paradeiro misterioso
Quando o Templo de Jerusalém foi finalmente destruído pelos romanos, seus objetos foram saqueados e levados para Roma. Entretanto, não há registros de que tenham levado a Arca da Aliança com eles.
Não se sabe ao certo seu paradeiro. Uns dizem que os israelitas a tiraram quando perceberam a iminente destruição e a esconderam nos túneis sob a cidade, depois levando-a para outro local. Fontes não bíblicas também dizem que foi colocada numa caverna do Monte Nebo, depois lacrada, sem que tenha sido marcado o local. Outra versão diz que está guardada em uma igreja na Etiópia, para onde foi levada por aquele que seria não só o imperador local como o filho de Salomão e da Rainha de Sabá, Menelik I.
A procura pela Arca foi explorada ficticiamente no cinema pelo norte-americano George Lucas, no filme “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), em que o arqueólogo Henry “Indiana” Jones (Harrison Ford) foi ao encalço do baú sagrado dos hebreus antes que ele caísse em poder dos nazistas na década de 1930. Embora o filme (foto ao lado) cometa certos erros históricos e seja uma bem livre adaptação, ajudou a tornar a Arca da Aliança mais conhecida até pelo público não cristão.
Mesmo que a Arca da Aliança tenha sua grande importância histórica e simbólica, hoje sabemos que a Aliança entre Deus e o ser humano não se baseia em locais ou objetos. Como templos do Espírito Santo que somos (1 Coríntios 6.19), é em nós que Ele habita, desde que O aceitemos como nosso Senhor por intermédio de Seu Filho, Jesus Cristo. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

‘Potencialmente perigoso’ asteroide passou muito próximo da Terra

Um asteroide com 270 metros de largura e considerado potencialmente perigoso pelos cientistas passou próximo da Terra na noite desta segunda-feira (18), de acordo com a imprensa internacional.
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a rocha espacial conhecida como 2000 EM26 não representou nenhuma ameaça.
A distância mais próxima da Terra, 3,4 milhões de km – o equivalente a 8,8 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua – foi por volta das 23h, horário de Brasília.
A agência Reuters afirma que mesmo com essa distância, o corpo celeste foi considerado um objeto potencialmente perigoso à Terra. Os cientistas estimavam que sua velocidade era de 47 mil km/h.
O fato ocorre pouco mais de um ano depois da Rússia experimentar momentos assustadores com a queda de um meteorito na região de Chelyabinsk, que deixou mais de mil pessoas feridas.
Os cientistas estimam que o asteroide pode ter medido até 20 metros e pesado 13.000 toneladas. Ao entrar na atmosfera, ele se tornou um objeto dotado de energia equivalente a um milhão de toneladas de TNT, isto é, 30 vezes a potência da bomba atômica de Hiroshima.
A trajetória, acrescentam, sugere que o meteorito foi alguma vez parte de um asteroide de dois quilômetros de diâmetro chamado 86039, inicialmente avistado em 1999 e que voltava a passar regularmente perto da Terra.
Fonte: G1

Conheça a história do homem que condenou Jesus

Quando ele recebeu os dois apóstolos diante de si já carregava um grande peso nas costas. Não apenas por ser um dos principais homens daquele povo, mas pelas atitudes que, ao longo de sua história, o fizeram ser respeitado por uns e odiado por outros.
Foi ele que, diante dos sacerdotes, dos religiosos e de todos aqueles que queriam conservar o poder, decidiu o destino daquele que era chamado o Cristo. Sumo sacerdote do ano, genro de seu antecessor, Anás, Caifás concordou que se o Jesus nazareno seguisse operando milagres diante de todos e ensinando coisas que nem mesmo os religiosos podiam ensinar, ganharia mais e mais seguidores. E isso era um problema.
Era importante que a igreja mantivesse seu poder e, para isso, ninguém podia contestar as ordens dadas pelos sacerdotes. Se os seguidores de Jesus entendessem suas palavras e se levantassem contra os religiosos, pouco esses poderiam fazer para salvar o seu poder.
Vós nada sabeis, nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo e que não venha a perecer toda a nação.”
Foi o que ele disse. Não sobre si, obviamente, mas sobre Aquele que vinha angariando multidões atrás de si. E assim ficou decidido que Jesus morreria pelas mãos daquele povo.
***
Os dois apóstolos que foram levados até Caifás não se abalavam diante da presença daquela autoridade. Para eles, muito mais poder tinha Quem ensinou os dois. Foram levados ali porque andavam fazendo milagres e ensinando ao povo sobre a ressuscitação da carne, sobre aquilo que viram.
Estavam presentes Caifás, Anás e seus filhos, e, apesar de tantos homens instruídos, nenhum deles pôde encontrar um jeito de mentir ao povo dizendo contra aqueles homens. Pedro e João, os apóstolos do mesmo Jesus de quem Caifás decretou a morte, haviam aprendido com seu Mestre como falar em nome de Deus e, dessa forma, era impossível contradizê-los.
Não era a primeira vez que Pedro ficava na presença de Caifás. Da vez mais impactante, o apóstolo viu seu Ensinador ser espancado e torturado durante a madrugada.
“Este disse: Posso destruir o santuário de Deus e reedificá-lo em três dias”, falaram dois homens que estavam ali para condenar Jesus. Procuravam crimes que Jesus haveria cometido, mas nada encontravam de ruim sobre o homem.
“Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus”, insistiu Caifás diante do silêncio do réu.
“Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu”, respondeu o Outro.
“Blasfemou!” Gritava Caifás em seu acesso de raiva e satisfação por ter finalmente pego o Homem. “Que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfêmia!” E rasgou as roupas de Jesus.
Voltando-se ao público, que parecia celebrar junto a ele pelo espetáculo, bradou: “Que vos parece?”
E ouviu a resposta em uníssono: “É réu de morte.”
***
Pedro e João foram intimados à presença do sumo sacerdote para que pudessem ser parados, mas isso não foi possível. Caifás ordenou então que eles operassem seus milagres, mas não falassem em nome de Jesus, mas esses negaram o disparate.
Quando Caifás e os seus levaram Jesus ao governador Pilatos e viram que, por vias religiosas, não poderiam condenar Jesus, o sumo sacerdote teve a inteligência de implantar em Pilatos a ideia de que Jesus falava em depor o imperador de Roma.
Ora! Na época isso era crime de morte e os que criam em Jesus o chamavam de “O Rei filho de Davi”. Algumas vezes, o próprio Nazareno dissera que era o Filho do Homem, que estava sobre o Reino dos Céus e o reino dos filhos de Deus.
Distorcer as palavras de Jesus foi fácil, fazer Seus servos se calarem, não. E os dois foram embora dali, deixando para trás a preocupação de que aquela tormenta nunca acabaria para os sacerdotes.
Esses foram os feitos de Caifás, que, durante os anos 18 e 37, foi sumo sacerdote dos judeus. E seu nome entrou para a História como o homem que condenou Jesus.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Horário de verão termina no próximo domingo.

O horário de verão termina no próximo domingo, dia 16, no Distrito Federal e outros dez estados. À meia-noite de sábado para domingo os relógios devem ser atrasados em uma hora, para que o horário volte ao normal.
O Ministério de Minas e Energia (MME) estima que a economia deve chegar a R$ 400 milhões com a redução do consumo de energia durante o período. Além disso, R$ 4,6 bilhões em investimentos em geração e transmissão de energia deixarão de ser gastos. Na próxima semana, o ministério deverá divulgar um balanço.
Na terça-feira passada, um apagão atingiu 12 estados e o Distrito Federal afetando 12 milhões de pessoas. A causa do problema ainda não foi oficializada pelo governo federal. A presidente Dilma Rousseff cobrou do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que apure se os operadores estão fazendo a manutenção adequada de sua rede de para-raios. Há suspeita de que descargas elétricas (raios) podem ter causado o apagão.
Desde o dia 20 de outubro, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, além do Distrito Federal adotaram o horário de verão
É o 38º ano em que o horário de verão é utilizado no Brasil. Em 2012, o montante economizado pelo país com o racionamento ficou entre R$ 130 e R$ 150 milhões. A redução da demanda por energia no horário de pico (entre 19h e 21h) é de até 4,5%, e o consumo de energia cai 0,5% durante o horário de verão.
O horário de verão começa no terceiro domingo do mês de outubro, e é mantido até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.
Fonte: O Globo

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Surfista que teve braço arrancado por tubarão fala de sua fé em Jesus

Depois de perder um de seus braços em um ataque de um tubarão, a surfista profissional Bethany Hamilton relatou que sua confiança no poder de Jesus Cristo é o melhor caminho para obter forças que a conduza a superar as adversidades em sua recuperação.
Bethany teve a chance de abordar sobre sua experiência durante o tradicional evento National Prayer Breakfast, em Washington D.C. (EUA), que conta todos os anos com a participação de convidados ilustres da elite política e social americana, como é o caso do presidente Barack Obama, em prol do valor da oração matinal.
A surfista revelou que, durante o acidente, seu medo de perder as esperanças foi muito maior do que a angústia de não ter mais seu braço esquerdo. Contudo, ao perceber que teria Jesus para se inclinar, ganharia força para compreender o que estava vivenciando e passar por cima.
Logo depois do ocorrido, ela sentiu que Deus queria encaminhá-la para algo maior que seus sonhos, ao transformar algo "terrível em algo incrivelmente extraordinário", já que ela agora tem a oportunidade de entrar em contato com ações sociais da Fundação Make-A-Wish (Faça Um Desejo), que cuida de crianças com condições médicas potencialmente fatais.
Ela conta que recentemente levou dez crianças do projeto ao Havaí, para navegar e fazê-los entender do valor do amor de Cristo. "Quando submetemos nossas vidas a Cristo, Sua graça, misericórdia, paz e amor traz a verdadeira satisfação para o nosso cotidiano", resume.
Bethany possui 24 anos e teve seu braço arrancado quando ainda era jovem, aos treze anos. Na ocasião mesmo com o receio e as limitações que surgiram sob seu caminho, ela veio ultrapassar as fronteiras da dificuldade para vencer seu primeiro título de surf nacional.
A história além de ser usada como inspiração para outros jovens aprenderem a se firmar na fé e na esperança, foi transformada no longa-metragem Soul Surfer (Coragem de Viver), de 2011, além do livro de mesmo nome.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A Assembleia de Deus já não é mais a mesma, diz José Wellington

Durante uma reunião com obreiros da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo (CONFRADESP) o pastor José Wellington Bezerra da Costa criticou a inclusão de usos e costumes que não fazem parte da doutrina da Assembleia de Deus.
“Nós estamos, paulatinamente, imitando e aceitando os costumes dos samaritanos”, disse ele. José Wellington lembrou a criação da Assembleia de Deus que é uma igreja avivada, não por mãos de homens, mas pelo Espírito Santo.
“Estamos caminhando para uma igualdade, já existe muitas coisas do costume dos samaritanos que nós já estamos aceitando. Há muita coisa entre nós que não é da Assembleia de Deus”, disse o líder.
José Wellington citou que essas influências estão deixando os cultos mais frios, sem a presença do Espírito Santo que cura e liberta as pessoas.
O presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) também falou sobre as igrejas que não tocam mais hinos da harpa para tocar aqueles que fazem as pessoas baterem palma.
“Os samaritanos trouxeram alguns corinhos e muita ‘bateção’ de palma,  alguns conjuntos que começam o culto para animar… irmãos, culto não é programa de auditório”, disse.
Mulheres com cabelos curtos, enfeites de jóias, homens com cavanhaque, grupos de dança nas igrejas e outras coisas foram criticados por José Wellington que afirmou que a “Assembleia de Deus já não é mais a mesma”.
Assista: