quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Condições do discipulado

Então disse Jesus aos seus discípulos:
- Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á. Mas quem perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á.
Pois que aproveita ao homem se ganhar o Mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que daria o homem em resgate da sua alma?
Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na Sua Glória, e na do Pai e dos Santos Anjos. Porque o Filho do homem há de vir na Glória de Seu Pai, com os Seus Anjos. E então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
Notas do Autor: MT 16.24a, MC 8.34b, LC 9.23b, MC 8.35, MT 16.26a, MC 8.37-38a, LC 9.26b, MT 16.27.
NEGUE-SE A SI MESMO, TOME CADA DIA A SUA CRUZ E SIGA-ME.
Cada vez que Jesus mencionava a cruz, os seus discípulos não entendiam muito bem, já que a cruz era um instrumento de vergonha e morte.
Jesus, repetidas vezes, ensinou que cada pessoa tem uma cruz para carregar. O próprio Mateus já havia registrado em 10.28 a seguinte declaração do Senhor: “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim”. A cruz faz parte do discipulado: “Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo” (Lc 14.27).
Alguém diz “Mas Jesus já levou a minha cruz” e não entende que não foi a cruz e, sim, os seus pecados, sofrimentos e tormentos (Is 53). O seguidor de Cristo não precisa sofrer, porque Ele mesmo declarou: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10.10). Jesus fala em “levar a cruz” e não em morrer nela. Prova é que, naquela sexta-feira, Simeão carregou a Cruz, mas quem morreu nela foi Jesus. Levar a cruz e seguir significa renunciar à própria vontade, como Ele mesmo o fez (Lc 22.42).
CADA DIA.
Serve para lembrar que temos de carregar todos os Seus ensinamentos, aceitando as afrontas sem reclamar ou blasfemar, ainda que isto pareça sofrido e vergonhoso, e seguir nesta marcha todos os dias da nossa vida, até o “Gólgota”, até o fim.
MAS QUEM PERDER A SUA VIDA POR AMOR DE MIM E DO EVANGELHO, SALVÁ-LA-Á.
Aquilo que a pessoa renuncia nesta vida, por amor a Cristo e ao Evangelho, será ganho no futuro. Paulo escreveu: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho” (Fp 1:21).
QUALQUER QUE... SE ENVERGONHAR DE MIM E DAS MINHAS PALAVRAS, TAMBÉM DELE SE ENVERGONHARÁ O FILHO DO HOMEM, QUANDO VIER NA SUA GLÓRIA.
A cruz foi um instrumento de vergonha até a morte de Jesus. O Senhor fez dela motivo de alegria para a Humanidade. Por isso o cristão não pode envergonhar- se de Cristo. O Apóstolo Paulo escreveu: “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16) “Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (II Tm 2.12).

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Vídeo: padre Fábio de Melo critica idolatria a Maria e gera polêmica

O padre Fábio de Melo é uma das maiores lideranças católicas do Brasil. Sacerdote, escritor e professor universitário, com pós-graduação na área de educação, ele exerce uma grande influência na igreja católica. Embora muitas vezes suas posições não são exatamente o que poderia se esperar de um padre conservador.
Recentemente participou do programa Altas Horas da Rede Globo, causando polêmica ao defender a união civil de gays, fazendo uma distinção do casamento religioso. Para ele, “são duas coisas diferentes”.
Na última semana um vídeo de uma pregação do padre foi colocado na internet e rapidamente se tornou popular nas redes sociais. Suas declarações que não chegam a dois minutos, atingem em cheio um dos dogmas da Igreja Católica e motivo de divisão há séculos entre católicos e evangélicos.
Fábio de Melo se diz com medo de o cristianismo ser “nivelado por baixo” no país e “a devoção mariana fora do seu lugar, tomando o lugar o Cristo”. Ele fez um apelo para a mudança de mentalidade, asseverando: “É Jesus que nos salva. É Jesus que nos resgata. É Cristo que nos liberta”.
Entre os comentários das redes sociais estão diversas críticas de católicos. “Este padre está falando por si, ele não está representando bem a igreja católica!”, disparou a internauta Beatriz Franco. Por outro lado, foi comemorada por evangélicos: “Ainda falta muito … Mas isso já é um grande sinal que as orações dos crentes em favor dos padres já está fluindo diante do trono de Deus”, escreveu o internauta Jairo Mello.
Fonte: Gospel Prime

A mensagem de Mike Murdock incomoda muita gente, diz Silas Malafaia

Silas Malafaia entrevistou Mike Murdock em seu programa “Vitória em Cristo” e essa entrevista será transmitida nos programas dos dias 1º e 8 de fevereiro (pela Rede TV! e Band) e nos dias 4, 6, 10 e 14 na CNT.
Sempre que convida o pastor americano para participar de seu programa, Malafaia é criticado pois Murdock é um dos representantes da teologia da prosperidade.
Por conta destas críticas, o pastor da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo escreveu um comentário em seu site, o Verdade Gospel, pedindo aos telespectadores que primeiramente prestem atenção no que será dito.
“Tenho dito, por diversas vezes, que tudo o que você ouvir é preciso que tenha as seguintes atitudes: duvidar, criticar e determinar. O resultado é que ao fazer isso você pode aceitar tudo o que ouviu, rejeitar tudo, ou aceitar parte do que ouviu”, escreveu.
Malafaia adianta que Murdock vai ensinar quatro atitudes para quem quer se manter no emprego e ainda vai falar sobre a importância do dinheiro e, também, sobre pobreza e prosperidade.
“A mensagem de Mike Murdock incomoda muita gente, porque muitos cristãos querem apenas receber de Deus, e a liberalidade denuncia seu egoísmo”, diz Malafaia.
O líder evangélico lembra que na Bíblia encontramos vários temas como relacionamentos, criação de filhos, família, amor, perdão e até mesmo sobre finanças. “Ouça tudo com atenção e depois faça o que eu disse no início da minha palavra: duvidar, criticar e determinar”, pediu.

“A vitória é fruto de ousadia”

Uma mensagem de ânimo e atitude. Assim podemos descrever a ministração do pastor Silmar Coelho, preletor do primeiro Café de Pastores do CPESP (Conselho de Pastores do Estado de São Paulo). Realizada na sede da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Santa Cecília, região central de São Paulo, na última quarta-feira, dia 22, a celebração foi conduzida pelo presidente do CPESP, pastor Jabes Alencar.
Com louvor da Assembleia de Deus do Bom Retiro Central, a centena de pastores e líderes foram recepcionados pelo presidente do CPESP, Jabes de Alencar e pelo pastor da Igreja Quadrangular, Davi Rodrigues. Jabes, por sua vez, ressaltou sua ligação e do CPESP com a igreja local. De forma descontraída, o líder apresentou os planos do Conselho para 2014.
“Queremos uma liderança forte e neste ano vamos investir ainda mais na unidade e pela busca da comunhão da igreja. Um genuíno avivamento”. Pastor Davi Rodrigues agradeceu a visita e convidou a todos para o Congresso Labaredas de Fogo, um dos mais representativos congressos pentecostais do país e que será realizado em julho.
Após as apresentações, pastor Silmar Coelho assumiu o púlpito. Com base em Lucas 5: 17, Coelho conduziu o público sobre as atitudes que um homem paralitico teve e por conta de sua atitude foi curado por Jesus. “A vitória só é possível quando se acredita no que ninguém acredita. Pare de tentar ser um herói solitário, convença as pessoas”, destacou. No final, pastor Silmar fez um apelo e desafiou a liderança a mudar de atitude. “A vitória é fruto de ousadia”.
O próximo Café de Pastores do CPESP acontecerá no dia 19 de fevereiro na Igreja Bíblica da Paz, que fica na Rua Dona Santa Veloso, número 575, na Vila Guilherme. O preletor será o pastor Carlito Paes da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos (SP) e o louvor ficará a cargo do cantor Gui Rebustini.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Deus pode mudar até mesmo um deserto!

As Correntes do Neguebe

A Ressurreição da filha de Jairo

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo:
- A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe:
- Não temas: crê somente, e será salva.
Quando Jesus chegou à casa daquele chefe e viu os tocadores de flauta, a multidão em alvoroço e os que choravam muito e pranteavam, disse-lhes:
- Retirai-vos; porque a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que ela estava morta.
Porém Ele, tendo feito sair a todos, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. E entrou onde a menina estava deitada.
E, tomando a mão da menina, disse-lhe:
- Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
E o seu espírito voltou, e imediatamente se levantou e pôs-se a andar, pois tinha doze anos. E assombraram-se com grande espanto.
Seus pais ficaram maravilhados e Ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido. E disse que lhe dessem de comer.
E espalhou-se a notícia disso por toda aquela terra.

Notas do Autor: LC 8:49-50, MT 9:23, MC
5:38b, MT 9:24, LC 8:53, MC 5:40a, LC
8:51b, MC 5:40b-41, LC 8:55a, MC 5:42,
LC 8:56, MC 5:43b, MT 9:26

NÃO TEMAS: CRÊ SOMENTE. Tudo o que Jairo teve para se apegar naquela hora foram estas duas frases de Jesus:

1. NÃO TEMAS: Ao dizê-la, Jesus acabou revelando-Se, porque esta frase, tipicamente, como se fosse um bordão muito pessoal, sempre foi dita por Deus, antes de abençoar alguém. Veja:
A Abraão: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo” (Gn 15:1).

A Agar: “Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e toma-o pela mão, porque dele farei uma grande nação” (Gn 21:117-18).
A Isaque: “Não temas, porque Eu sou contigo, e te abençoarei e multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo Abraão” (Gn 26:24).
A Jacó: Não temas descer para o Egito; porque eu te farei ali uma grande nação” (Gn 46:2-3).

A Moisés: “Não o temas, porque eu to entreguei na mão, a ele, a todo o seu povo, e à sua terra” (Nm 21:34).
A Josué: “Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, levanta-te, e sobe” (Js 8:1).
A Gideão: “Não temas; não morrerás” (Jz 6:23).

Ao povo de Israel: “Não temas; eu te ajudarei. Não temas, ó bichinho de Jacó” (Is 41:10-14).

A Maria: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus” (Lc 1:30).
A Pedro: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens” (Lc 5:10).
Aos humildes: “Não temas, ó pequeno rebanho! Porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino” (Lc 12:32).
A Paulo: “Não temas, mas fala e não te cales; porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal” (At 18:9-10).
A João: “Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vivo. Fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos. E tenho as chaves da Morte e do Inferno” (Ap 1:18).

A você: Não temas... Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da Vida” (Ap 2:10). Por que o Senhor sempre dizia “Não temas”, antes de operar? Porque o medo inverte a Fé e faz acontecer justamente o que a pessoa não quer. O infortunado Jó, vivendo uma desgraça em cima da outra, descobriu que as coisas sempre ficavam piores quando sentia medo. E disse: “Por que o que eu temia me veio e o que receava me aconteceu?” (Jó 3:25).
2. CRÊ SOMENTE: Fé pura, sem medo, que tudo realiza. Jesus disse: “Tudo é possível ao que crê!” (Mc 9:23). Jairo creu e Jesus ressuscitou a sua filha.
TALITA CUMI. Esta frase foi dita por Jesus em aramaico, a língua dos arameus – povo de Aram (atual Síria) e Mesopotâmia (região entre os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque). Os povos semíticos – judeus, árabes, assírios, fenícios, medos, persas e outros – a usavam largamente, numa abrangência que ia desde o norte da África até o sudoeste da Ásia. O aramaico teve o seu apogeu entre os anos 300 a.C. e 650 d.C. Na época de Jesus não se falava mais o hebraico e, sim, o aramaico. O Evangelho retrata Jesus falando em aramaico, inclusive, na Sua agonia na Cruz (Mt 27:46 e Mc 15:34).

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Morre o cantor e compositor Nelson Ned

Faleceu neste domingo (5) o cantor Nelson Ned, 66 anos, vítima de uma pneumonia. Ele estava internado no Hospital Regional de Cotia (SP) desde o sábado (4) e seu estado era considerado grave.
Ned estava registrado na casa de repouso Recanto São Camilo, na Granja Viana, desde o dia 24 de dezembro. Foi nesta casa de repouso que ele passou mal e precisou ser socorrido de ambulância até o hospital.
Casado com Maria Aparecida e pai de três filhos, o cantor estava separado da esposa após uma discussão e vinha sendo acompanhado pela irmã, Neuma, que ao lado do marido visitava Nelson todos os dias na casa de repouso.
A carreira de Nelson Ned iniciou na década de 1960 e seus discos fizeram sucesso não só no Brasil, mas também na América Latina. Seu maior sucesso, “Tudo Passará”, gravado em 1969, foi regravado mais de 40 vezes e ainda é a marca de sua jornada musical.
Em meados dos anos 90 o cantor se tornou evangélico e passou a gravar canções religiosas, seu último CD no mercado gospel foi “Jesus é Vida” lançado em 2003, antes de Nelson Ned sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).