quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Joelma da banda Calypso fala sobre virar cantora gospel: “Tenho essa promessa de Deus”


A cantora Joelma, que lidera a banda Calypso ao lado do marido, Chimbinha, concedeu uma entrevista à “Contigo! Online” na qual afirmou que só tem a agradecer as oportunidades que surgiram em sua vida, e comentou que está preparando um projeto particular voltado para os evangélicos.
A cantora revelou na entrevista que deixaria a banda Calypso, na qual canta há14 anos para seguir carreira no mercado gospel.
- Eu tenho essa promessa de Deus, na hora que ele me chamar eu estou pronta! – afirmou Joelma, que já frequentou a Assembleia de Deus, mas atualmente não costuma ir a nenhuma igreja. Ela afirma que hoje professa sua fé orando em casa.
Sobre sua fé, a cantora afirmou ainda que não permite que sua religião e sua carreira artística entrem em confronto escolhendo sempre o que Deus a manda fazer.
- Sempre escolho Deus, com ele você nunca está errado. Quando ele diz faz, ele se garante. – declarou Joelma.
Na entrevista, feita com perguntas enviadas pelos leitores da revista, a cantora falou também sobre sua carreira, saúde e família. Questionada sobre como mantém um casamento feliz, Joelma afirmou que a primeira coisa a se fazer para ter harmonia familiar é buscar em Deus.
- Primeiro buscamos muito a Deus para ter harmonia no casamento e na família. Também cuidamos um do outro. Ao acordar abraçamos um ao outro, dizemos eu te amo, é uma tradição em casa. – explicou a cantora, que disse ainda que pensa em adotar um filho, caso seja “a vontade de Deus”.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Pastor Silas Malafaia grava entrevista para o programa “De Frente com Gabi”


O pastor Silas Malafaia gravou nessa quarta feira uma entrevista para o “De Frente com Gabi”. O vídeo da participação do pastor no programa irá ao ar na noite desse domingo (03), segundo Malafaia divulgou em seu Twitter.
- Acabou a gravação do “De frente com Gabi”. Foi quente! O programa vai ao ar domingo, 3/2, meia-noite, no SBT. – publicou o pastor na rede social logo após as gravações realizadas com a apresentadora Marília Gabriela.
Os bastidores da gravação foram registrados e divulgados no Twitter tanto por Malafaia quanto pelo pastor Gidalti Alencar, que acompanhou o líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo nos estúdios do SBT.
silas-malafaia-marilia-gabriela
Alencar publicou fotos dos bastidores na rede social, entre elas uma em que aparece ao lado de Silas Malafaia e do apresentador Ratinho, que visitou os pastores no camarim.
malafaia-ratinho
De acordo com o iG, constaram na pauta da entrevista as opiniões do pastor acerca de temas como homossexualismo e aborto. Para tratar dos temas polêmicos, antes da entrevista Malafaia pediu a seus seguidores nas redes sociais que orassem por ele.
- Daqui a pouco estarei gravando “De frente com Gabi”. Depois divulgarei quando vai ao ar essa entrevista com Marília Gabriela. Orem por mim! – escreveu no Twitter.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Por que Deus não impediu a tragédia na boate em Santa Maria?


O incêndio na boate em Santa Maria chocou milhões de brasileiros pela quantidade de vidas perdidas e pelo sofrimento das famílias enlutadas.
Um questionamento recorrente, quando do advento de tragédias, é feito pelas pessoas inconformadas: onde estaria Deus?
A reação de muitas pessoas é a busca pela compreensão do motivo que teria convencido Deus a permitir a tragédia. Outros, em sua dor, O culpam por omissão.
O locutor Edson Bruno gravou uma reflexão sobre a pergunta feita por milhões de pessoas: onde estava Deus? A resposta, segundo ele, é que Ele se fez presente na tragédia: “Deus estava na boate Kiss”. Assista abaixo:

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mãe da cantora Mara Maravilha morre em São Paulo


Morreu na manhã deste domingo (27), a mãe da cantora e apresentadora Mara Maravilha, em São Paulo.
Marileide foi internada neste sábado (26) com mal estar e precisou passar por procedimentos delicados para desentupimento de duas veias do coração. Por conta de outros problemas de saúde, entre eles diabetes, ela não suportou a intervenção e morreu após insuficiência respiratória. A informação foi confirmada por Jorge Paulinetti, amigo da família há 25 anos.
Bastante abalada, Mara está cuidado pessoalmente dos detalhes do enterro da mãe, que será no cemitério Jardim da Serra, na Serra da Cantareira (SP).
Horas após saber da morte da mãe, Mara chegou a desabafar no Twitter: “Irmãos, amigos, estou sofrendo a dor mais insuportável da minha vida: a perda da minha amada mãe, ela acabou de partir pro céu. Orem por mim”.
Marileide sofreu um AVC há quase dez anos e desde então enfrentou várias complicações.
A pedido da mãe, Mara não cancelou a estreia como atriz, em SãoJosé dos Campos, na noite de sábado (26). Segundo Paulinetti, a apresentadora e cantora insistiu em acompanhar a mãe. “Mais uma vez, Marileide colocou o trabalho de Mara em primeiro lugar e, a pedido dela, Mara não veio a São Paulo. Elas eram duas companheironas”.
Pelo telefone, Mara foi avisada ainda na madrugada que o estado da mãe havia se complicado e os médicos solicitaram a presença dela. Quando a cantora chegou, os médicos ainda tentavam salvar Marileide.
Fonte: R7

domingo, 27 de janeiro de 2013

Igreja Metodista Central recebe a presença da cantora Perlla


Quem esteve presente na Igreja Metodista Central de Muriaé, na noite do último sábado, dia 26, acompanhou de perto e participou de uma grande noite de louvor e adoração a Deus, com a presença da cantora Perlla.
 O culto foi mais uma organização do ministério HOPE, que desde setembro de 2012, está realizando um trabalho voltado para resgatar jovens e adolescentes do pecado e apresentar cristo para eles.
O evento deu início com um slide contando toda a trajetória do Hope, desde sua primeira apresentação. Depois foi a vez do MC Léo, da Igreja Metodista da Vila Valentim louvar ao Senhor através do rep, em seguida, o ministério Teatral IDE apresentou uma encenação falando da morte de Jesus na cruz para nos resgatar dos laços do inimigo. Mensagem que segundo a cantora em seu testemunho, relatou sua vida quando ficou desviada durante oito anos dos caminhos do Senhor.
 Perlla começou a cantar por volta das 20h e ao mesmo tempo, compartilhou com a Igreja seu testemunho, contado toda sua história, desde quando começou sua carreira secular, até conhecer seu esposo Cássio e retornar aos caminhos do Senhor.
 “É muito bom retornar a Muriaé, só que desta vez para compartilhar aquilo que Deus tem feito na minha vida. Voltar nessa cidade é uma promessa de Deus quando ele me disse que iria retornar em todos os lugares por onde passei, mas para falar do amor dele”. Afirma Perlla em entrevista a nossa equipe. Ao final do culto, a cantora atendeu a todos que quiseram tirar fotos e conversar com ela.








Muriaé Gospel

sábado, 26 de janeiro de 2013

Kaká desabafa sobre mau momento usando texto bíblico


O jogador Kaká parece cada vez mais desvalorizado no Real Madrid, sequer foi convocado para o jogo com o Valencia na última rodada e também ficou de fora da primeira convocação do técnica da seleção brasileira Felipão.
Ele estava na expectativa de voltar ao Milan, onde teve seu melhor momento, mas as negociações não progrediram e o clube italiano alegou “falta de dinheiro” para repatriar o meia.
Embora não goste muito de comentar sobre sua vida, ele é usuário ativo das redes sociais, e deixou escapar nesta terça-feira (23) um desabafo em forma de oração. Trata-se de dois versículos bíblicos que relatam a oração do profeta Habacuque.
A imagem postada por ele no Instagram dizia: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3.17 e 18).
A passagem é acompanhada por uma imagem que possivelmente reflete este momento de crise profissional, um tempo de “seca” . Segundo pessoas próximas ao jogador, ele vive um momento “muito amargo”, mas mantém sua posição habitual de respeitar o clube e o treinador, sem fazer queixas ou declarações públicas que reflitam seu desagrado. Mesmo assim, o homem por trás do atleta de fama internacional mostra que continua crendo no Deus de que tanto fala.
Veja imagem postada pelo jogador .
Fonte: GP

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quase 40% dos pastores não estão preparados para morrer, indica pesquisa


Uma pesquisa realizada recentemente pela LifeWay Research indica que 37% dos pastores não possuem nenhum tipo de planejamento para suas famílias após a sua morte.
Isso significa que não deixariam nenhum testamento, seguro de vida, plano de prevenção, ou assemelhado. “Os pastores sabem que não podem controlar o que acontece com seus familiares quando eles morrem, mas falta planejamento”, acredita Warren Peek, presidente da Fundação que encomendou a pesquisa. “Um planejamento básico economiza muita dor de cabeça e garante tranquilidade para a família.”
A pesquisa foi realizada com pastores ligados à convenção batista, mas a Lifeway acredita que não é muito diferente entre as demais denominações. Scott McConnell, diretor da LifeWay Research, disse que um número significativo dos pastores simplesmente não estão preparados para morrer.
Os pastores mais jovens (até 44 anos) são os menos propensos a deixar a família preparada. Quase dois terços dos pastores pesquisados ​​concordam que seria melhor o pai deixar um testamento.
McConnell disse que deve ser uma questão preocupante o fato de muitos pastores não conversarem com sua família sobre o que pode acontecer quando eles morrerem. O objetivo da Fundação Batista do Sul, criada em 1947, é ajudar instituições e indivíduos a se planejarem para todo o tipo de situação adversa. Os resultados desta pesquisa serão usados para uma campanha visando ajudar pastores e suas famílias a planejarem melhor o futuro. Com informações Charisma News.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vídeo: arma falha e político escapa de ser assassinado


Ahmed Dogan, líder do Movimento pelos Direitos e pela Liberdade da Búlgária, escapou de uma tentativa de assassinato. De acordo com a agência France Presse, a arma do homem que subiu ao palco e investiu contra Dogan, de 58 anos, em um discurso em Sofia, falhou à queima-roupa! (Veja o vídeo e fotos abaixo)
Rapidamente, seguranças e delegados que participavam da conferência partidária intervieram e dominaram o homem, identificado como Oktai Enimehmedov, búlgaro de origem turca, de 25 anos. Ele estava credenciado para o evento.
O liberal Dogan é líder da oposição e representa a comunidade turca na Bulgária.
A conferência tem como objetivo eleger um novo líder para a oposição. O partido é liderado por Dogan desde a sua fundação, em 1990.
Assista ao incidente
Fonte: O Globo

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

No Egito, família inteira é condenada à prisão por se converter ao cristianismo


Uma família completa foi sentenciada a 15 anos de prisão por se converter ao cristianismo na cidade egípcia de El Beni Suef, 115 km ao sul do Cairo. Nadia Mohamed Ali Mohab e seus filhos, Maged, Sherif, Amira, Amir, e Nancy Ahmed Mohamed Abdel-Wahab. As outras sete outras pessoas envolvidas no caso foram condenadas a cinco anos de prisão.
Nadia Mohamed Ali, uma mãe de oito filhos, nasceu cristã, mas se converteu ao Islã para se casar com seu marido Mustafa Mohamed Abdel-Wahab. Depois de sua morte, em 1991, ela decidiu voltar à sua religião original com seus filhos, segundo informações do Acontecer Cristiano.
O caso da família de Nadia começou em 2004, quando, após a conversão, ela e seus filhos decidiram mudar seus nomes muçulmanos em seus cartões de identidade com seu nome e cidade de mudança de residência. Para fazer isso, tiveram a ajuda de sete funcionários do Escritório de Registro Civil.
Em 2006, um de seus filhos foi preso pela polícia que, suspeita pelos documentos, levou o jovem que havia mudado seu nome para Bishoy Malak Abdel-Massih. Naquela época os policiais o interrogaram por horas até que ele confessou sua conversão ao cristianismo. Os juízes decidiram então prender a mãe e todos os seus filhos, além dos sete funcionários do escritório de registro civil.
A lei islâmica, Sharia, é a base da nova Constituição egípcia, o que torna punível com a pena de morte a apostasia. Porém os juízes afirmam terem usado de “benevolência” para condenar a família apenas à prisão.

Homem rouba cadáver de seu pai para tentar ressuscitá-lo com orações


A crença de que milagres são alcançados pela fé levou um homem a protagonizar um dos casos mais inusitados dos últimos tempos.
O norte-americano Vincent Bright, 48 anos, roubou o cadáver de seu pai, Clarence Bright, para tentar ressuscitá-lo com orações, informou o Detroit News.
Vincent foi preso em Detroit, Michigan, e deverá passar por um exame de sanidade mental. Seu pai tinha 92 anos de idade, e o corpo foi roubado de um mausoléu no cemitério da cidade. A polícia encontrou o corpo num freezer no porão da casa onde o acusado vive.
Se condenado à pena máxima pela justiça, o homem poderá pegar 10 anos de prisão. O advogado de defesa, Gerald J. Karafa, afirmou que o fato é algo raro: “É um caso fora do comum. Não se vê isso todo o dia”.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Após lipo e UTI, candidata a Miss AM 2013 deixa concurso para evangelizar


A candidata a Miss Amazonas, Luciana Souza, de 21 anos, que foi parar na UTI após fazer uma lipoaspiração, abandonou o concurso de beleza. A jovem diz acreditar que passou por um milagre divino e agora cumpre agenda contando o seu depoimento em igrejas evangélicas de Manaus. Em entrevista ao G1, Luciana falou sobre os dias que passou no hospital, o medo que sentia de morrer e como foi deixar o concurso Em dezembro, a jovem foi internada na UTI por insuficiência respiratória após passar por uma cirurgia de lipoaspiração. Ela ficou hospitalizada por 11 dias. "Foram os dias mais difíceis que já passei em toda a minha vida, mas minha mãe sempre foi muito ligada a Deus e estava me dando toda a força", contou..
Segundo Luciana, nos dias na UTI, a fé foi essencial para sua cura. "Minha mãe chegou na UTI e eu disse 'mãe, eu vou morrer'. Na mesma hora, ela falou que eu não ia partir porque Deus tinha um propósito para a minha vida. A partir desse momento, passei a orar todos os dias e o medo de morrer foi embora", relatou.Em dezembro, a jovem foi internada na UTI por insuficiência respiratória após passar por uma cirurgia de lipoaspiração. Ela ficou hospitalizada por 11 dias. "Foram os dias mais difíceis que já passei em toda a minha vida, mas minha mãe sempre foi muito ligada a Deus e estava me dando toda a força", contou.
Perguntaram se fiquei triste por sair do concurso. Não estou triste, estou alegre porque ganhei uma nova vida"
Luciana Souza, ex-candidata 
ao Miss Amazonas
Após sair do hospital, veio a decisão: a candidata, que já havia participado do concurso e ficou em 4º lugar em 2012, escolheu abandonar o Miss Amazonas 2013. "Eu acredito que Deus tenha outros planos para mim. Nada do que aconteceu foi simples, mas acho que teve seu propósito. Entendi como um recado de Deus. Era como se ele me falasse que tudo tem uma hora de parar, e que tem planos maiores para a minha vida", disse.
Para o futuro, a jovem destacou que é preciso "seguir os traços que Deus fez para sua vida". "Quando a gente recebe um milagre desses é preciso compartilhar a história. Muitos pensam que Deus não escuta nossas orações, mas ele escuta sim. Acho que posso mudar outras vidas com minha história", falou Luciana.
Luciana já participou de três cultos, e está com a agenda lotada para evangelizar em igrejas nas próximas semanas. "Me perguntaram se fiquei triste por sair do concurso. Não estou triste, estou mais alegre porque ganhei uma nova vida", contou.
Candidata ao Miss Amazonas 2013 se sentiu mal após lipoaspiração (Foto: Divulgação/Miss Amazonas)
Luciana foi 4º lugar no Miss Amazonas 2012 e

buscava novamente o título na edição de 2013

(Foto: Divulgação/Miss Amazonas)
Apesar das complicações, Luciana disse que não se arrependeu de ter feito a lipoaspiração. "Todo mundo pensa que fiz a cirurgia para o concurso, mas, na verdade, era um sonho meu que  alimentava desde os meus 15 anos. Como eu estava no concurso, foi uma 'forcinha' a mais para fazer", confessou. E ela completou: "tinha que ter acontecido isso. Deus tem um plano para tudo. Se essa foi a forma que ele encontrou para me avisar e mostrar o plano maior que tem pra mim, eu aceitei". No entanto, cirurgias plásticas não estão mais nos planos da jovem. "A mulher nunca está satisfeita. Eu queria ter a tal da cinturinha, ela já está aqui, então estou satisfeita. Não preciso mais passar por isso".
Questionada sobre o papel do concurso em sua vida, a acadêmica de Direito e Letras elogiou o Miss Amazonas. "A jornada de candidata exige muito, mas amadureci bastante com todo o processo. No dia 22, vou estar lá acompanhando a escolha da nossa representante. Não tenho uma favorita, vou torcer para quem brilhar mais".
Luciana Souza mandou ainda um recado para as jovens de todo o país. "Eu queria dizer para todo mundo que é muito importante ter um sonho. Apoio as meninas que sonham em ser miss. É bom ter um objetivo, mas sempre devemos colocá-los perante a Deus para ver se são os mesmos dele para nós", finalizou.
Luciana já participou de três cultos e deverá continuar indo a igrejas (Foto: Arquivo Pessoal)
Luciana já participou de três cultos e deverá continuar indo a igrejas (Foto: Arquivo Pessoal)

G 1

Os judeus negros que habitam a Terra Santa


Saiba quem são eles


Em 1984, o governo israelense, com a ajuda da polícia secreta do país, o Mossad, decidiu dar fim ao sofrimento de milhares de judeus negrosque viviam na Etiópia sob o terrível regime do ditador Mengistu Haile Mariam.
Mas, antes de continuar a contar sobre o resgate, é preciso esclarecer alguns pontos. Para quem vive no Brasil, onde a comunidade judaica é composta maciçamente por judeus ashkenazim, caucasianos oriundos do Leste Europeu, é difícil imaginar judeus negros, que são, acima de tudo, reconhecidos e respeitados pelo governo de Israel como cidadãos daquele país.
Quem são eles?
Os falashas, nome dado aos judeus etíopes, foram descobertos por viajantes britânicos, em 1860, quando, em uma viagem à Etiópia, conheceram membros de uma comunidade que respeitavam o sábado e mantinham leis e rituais contidos na Torah. Acreditou-se, então, que eles eram membros de uma das doze tribos hebraicas, descendentes do rei Salomão e da rainha de Sabá.
Operação Moisés
Voltando ao resgate. Em novembro de 1984, o governo de Israel, apoiado pelo Mossad, realizou a Operação Moisés, que em 45 dias resgatou etíopes que chegavam a pé até um acampamento no Sudão, país que faz fronteira com a Etiópia. Muitos deles não aguentaram a longa jornada, estavam muito fracos e debilitados devido à miséria que enfrentavam na Etiópia. Os que conseguiram chegar ao acampamento foram transportados pela Marinha e a Força Aérea Israelense. 
Operação Salomão
Em maio de 1991, o então embaixador de Israel na Etiópia, Asher Naim, quis dar continuidade à Operação Moisés. Ele foi o idealizador da Operação Salomão, que salvou mais de 14 mil judeus etíopes da guerra civil que assolava o país. Naquela operação, um avião com capacidade para 760 passageiros, transportou 1.087, devido ao leve peso dos etíopes. O episódio entrou para o livro dos recordes, e, durante este voo, dois bebês nasceram.

Gravura mostrando o encontro do rei Salomão e a rainha de Sabá na Capela dos Cristãos Etíopes,Jerusalém
Adaptação a uma cultura diferente
Israel foi o único país do mundo que retirou negros da África para transformá-los em verdadeiros cidadãos, e não para escravizá-los. Projetos pedagógicos foram especialmente desenvolvidos para facilitar a integração das crianças etíopes na comunidade israelense.
Grande parte deles nunca havia tido contato com uma civilização aos moldes ocidentais. A maioria pertencia a alguma tribo africana. Muitos nunca haviam sentado em uma cadeira ou sequer calçado um sapato.

Atualmente, a comunidade etíope em Israel conta com aproximadamente  100 mil habitantes, a maioria já nascida em solo israelense. Pode-se dizer que já estão bem adaptados, e para isso, contam com bairros próprios, com lojas e restaurantes etíopes.

Prato tradicional etíope servido em restaurante kasher de Tel Aviv - a base e os rolinhos que parecem toalhas são o pão etíope, que tem textura de uma esponja

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Domingo Espetacular repercute protestos de evangélicos contra O Canto da Sereia e exibe críticas de pastores contra o Festival Promessas. Assista na íntegra


Os protestos criados pelo pastor Divino Aleixo Marinho, através do Facebook, contra a microssérie global O Canto da Sereia, foram tema de uma reportagem da edição de ontem, 13/01, do Domingo Espetacular.
O programa da TV Record entrevistou o pastor da Igreja Betel Palavra de Fogo, que criticou a abordagem feita pela Globo em relação às religiões. Para ele, o tratamento é desigual.
“A distribuição em relação à religião que a emissora em si propõe não é muito justa. Quando aborda um assunto religioso, sempre aborda de uma maneira crítica, ou diminuindo a capacidade que os evangélicos têm. Eles consideram a gente como um povo pequeno, um povo sem cultura”, afirma o pastor.
A reportagem repercutiu ainda as manifestações dos autores Glória Perez e Walcyr Carrasco, que através do Twitter, reclamaram dos protestos contra as produções Salve Jorge e O Canto da Sereia, e ressaltou a declaração da criadora da atual novela das nove, que afirmou ter medo do “modo talibã de ser” dos evangélicos que acompanharam os protestos do pastor Marinho.
Em resposta de Marinho às críticas feitas à sua iniciativa, foi baseada nos princípios que o levaram a pedir que os fiéis não acompanhassem a microssérie: “A minha opinião é que, infelizmente, se era intenção dos criadores ou não, eles passam uma mensagem contrária ao que a Bíblia diz”, pontua.
Procurada pela reportagem da Record, a assessoria da TV Globo pronunciou-se dizendo que a emissora é “laica e assim é vista pela maior parte do público brasileiro”, e se negou a comentar a possibilidade de que exista uma personagem evangélica com status de protagonista na próxima novela que for produzida.
A reportagem do programa Domingo Espetacular ouviu ainda os pastores Diógenes Monteiro e Agenor Duque, que criticaram a iniciativa da Globo em tentar se aproximar do público evangélico.
Para Duque, o Festival Promessas, é uma “jogada de marketing”, que não enfatizou a “pregação do Evangelho”. Já Monteiro ressaltou que ao seu ver, a aproximação é uma tentativa de “maquiar uma série de abusos que têm sido cometidos contra a comunidade evangélica”.
Confira abaixo, a íntegra da reportagem exibida pelo Domingo Espetacular:

domingo, 13 de janeiro de 2013

Marina Silva estaria planejando a fundação de um novo partido para se lançar candidata a presidente em 2014, diz jornalista


A ex-candidata a presidente da República Marina Silva está negociando a criação de um partido político para se lançar candidata novamente ao cargo mais importante do país em 2014.
Marina, que é evangélica, ficou em terceiro lugar nas últimas eleições presidenciais, recebendo mais de 20 milhões de votos, um recorde para um candidato que não avançou ao segundo turno.
Por ter severas críticas aos atuais partidos, Marina optou por sair do PV e lançou o Movimento Social Nova Política, identificado como suprapartidário, e recusou convites de legendas.
De acordo com o jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar Online na revista Veja, Marina estaria planejando o lançamento do partido para o próximo mês de fevereiro, com convites a políticos do PT e PSDB, e iniciando assim, a coleta de 500 mil assinaturas necessárias para a formação da legenda, que por princípio, não aceitaria doações de empresas, apenas de pessoas físicas.
“Vários deputados e senadores vem sendo sondados, desde meados do ano passado, para aderir à futura legenda. Randolfe Rodrigues, Antônio Reguffe, Cristovam Buarque, Ricardo Tripoli e Alessandro Molon já ouviram as propostas que deverão nortear o partido. Só na Câmara, dez parlamentares sinalizaram que embarcariam no novo projeto assim que ele for oficializado” escreveu o jornalista, que informou ainda que a ex-senadora Heloísa Helena, que havia abandonado o PT e fundado o Psol, também seria convidada por Marina Silva.
Outro nome forte no cenário político, e que seria convidado por Marina para fazer parte do novo partido seria o senador Eduardo Suplicy, com longa história no PT, mas que teria perdido prestígio interno.

Missionária da Jocum afirma que a igreja atualmente só visa “encher as cadeiras dos templos”


A missionária da Jocum Bráulia Ribeiro publicou em seu blog um texto no qual critica a postura atual da igreja evangélica, que tem como único objetivo pregar sobre salvação, o que segundo ela serve apenas para “encher as cadeiras dos templos”.
Fazendo uma analogia com uma árvore frutífera, Bráulia afirma que o único fruto produzido atualmente pela igreja é a religião, o que seria, segundo ela, uma fruta podre, por não apresentar resultados verdadeiros na sociedade. A missionária afirma que a influência exercida pela igreja na sociedade e na política tem sido apenas para buscar vantagens para si, e não para promover mudanças verdadeiras na vida das pessoas.
- Usamos dinheiro público para construir catedrais, beneficiamos os crentes com leis circunstanciais e oportunistas. Se fazemos trabalho social o fazemos na maior parte das vezes para poder “converter” mais pessoas. Todos nossos esforços estão voltados para produzir um único fruto: mais prosélitos em nossos templos – afirma.
- Mas por enquanto só temos um fruto evangélico que cansamos de usar da mesma maneira sempre e que agora apodrece no chão em meio a pacotes de dinheiro e documentos rasgados e queimados. – finaliza a missionária, chamando atenção para que a igreja passe a exercer seu verdadeiro papel na sociedade que é o de transformar a vida das pessoas, e não apenas encher seus templos com mais membros.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Boicote evangélico funciona e O Canto da Sereia e Big Brother Brasil 13 tem as piores estréias da Globo em suas categorias


A estreia da nova microssérie da Globo chamada O Canto da Sereia, protagonizada pela atriz Ísis Valverde e baseada na obra de Nelson Motta, foi marcada por protestos e anúncio de um boicote por parte de evangélicos. A microssérie é criticada por possuir uma forte identidade ligada a umbanda e candomblé e exibir cenas explícitas de nudez, sexo e bissexualismo.
Depois da estreia do programa, vários jornais e sites, entre estes publicações voltadas para o público evangélico, anunciaram que o boicote organizado pelos evangélicos falhou, e que a produção estreou com ótimos números, porém o primeiro episódio da série teve a pior audiência em uma estreia desde que a emissora passou a transmitir microsséries na primeira semana de janeiro, em 2010.
Segundo os dados consolidados do Ibope, a microssérie “Dalva e Herivelton”, que estreou em janeiro de 2010, teve média de 28 pontos (cada ponto equivale a 58 mil domicílios). Já “Dercy de Verdade”, que foi exibida em 2012, registrou 24 de média. O “Canto da Sereia” ficou apenas com 21 pontos, empatando com “Amor em Quatro Atos”, de 2011, que foi a pior estréia de microssérie desde que a Globo padronizou suas exibições do tipo.
Outro programa boicotado pelos evangélicos e que apresentou com audiência extremamente baixa para os padrões da emissora foi o Big Brother Brasil 13. O reality show, que estreou no mesmo dia que a microssérie, obteve apenas 25 pontos de Ibope, sendo esse o menor índice de audiência registrado na estreia de todas as edições do programa. A primeira edição do reality registrou 48,7 pontos.
No mesmo dia da estréia dos programas a novela Salve Jorge teve uma de suas maiores audiências desde a estréia, que também foi marcada por protestos de evangélicos e acabou sendo um fracasso no Ibope, porém mesmo com a grande audiência da novela das nove as estréias que começaram logo em seguida não conseguiram fazer os telespectadores continuarem a ver a programação, além disso tanto a faixa de microsséries quanto o Big Brother Brasil haviam ganhado audiência nas estréias no último ano com relação ao anterior, o que mostra que desta vez houve alguma resistência ou aversão ao BBB 13 e a O Canto da Sereia.
Dois autores de novelas da Globo se mostraram incomodados com a forte resistência de evangélicos à programação exibida pela emissora. Walcyr Carrasco incitou seus seguidores em uma rede social, “vamos lutar por liberdade de criação. Digam não à campanha contra o Canto da Sereia”, exclamou. Já Gloria Perez comparou o grupo terrorista Talibã ao movimento evangélico que protesta contra os certos programas da Globo, “fizeram a mesma coisa com Salve Jorge! Que medo desse modo talibā de ser!”, disse.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Brasil pode estar caminhando para um apagão; entenda melhor


O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que avalia o suprimento de energia no país, se reúne na tarde desta quarta-feira (9), em Brasília, para discutir o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. Correm rumores de um possível racionamento ou apagão de energia.
Devem participar da reunião o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, integrantes do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Câmara de Compensação de Energia Elétrica (CCEE), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel). Também foram convidados dirigentes da Eletrobrás e das associações do setor elétrico.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que os reservatórios do Nordeste operam com 31,61% da capacidade, e os do Norte, com 41,24%. Para suprir a demanda de consumo, todas as termelétricas estão em funcionamento.
Segundo a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste estão no mais baixo nível para o mês de janeiro desde 2001, ano do último racionamento de energia elétrica no país. A capacidade armazenada atual nos lagos das usinas é 28,9%.
Nesta terça-feira (8), a presidente Dilma Rousseff se reuniu com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, para atualizar os dados sobre a situação do sistema elétrico brasileiro. Apesar dos rumores de crise e, como consequência apagão,Zimmermann afastou a ameaça de racionamento e disse que o sistema opera de acordo com o equilíbrio estrutural para o qual foi planejado.
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que o Brasil tem condições estruturais que dão segurança e tranquilidade ao setor elétrico e permitem descartar a possibilidade de um racionamento de energia. Segundo ele, a situação atual é diferente da que ocorreu em 2001 no país, quando houve blecaute.
Tolmasquim disse ainda que em 2001 não havia uma quantidade de usinas térmicas de reserva suficiente para funcionar como uma espécie de seguro ou “colchão” do sistema elétrico. Em relação às tarifas de energia, ele observou que a queda de 20%, que entrará em vigor em fevereiro, poderá ser afetada por fatores conjunturais, levando a redução a ser maior ou menor. Para ele, as avaliações feitas pelo governo sobre o cenário atual e as séries históricas dão tranquilidade ao setor.
Técnicos confirmam baixo risco de racionamento de energia
O custo da energia das termelétricas será repassado ao consumidor, o que compromete a promessa de baixar o custo do serviço
Quem espera um racionamento de energia para este verão já pode dormir mais tranquilo. Para alívio do governo, as chances de que o cenário de 2001, na era dos tucanos, se repita com os petistas são pequenas a curto prazo, confirmam especialistas ouvidos pelo Jornal do Brasil, fazendo coro ao que dizem as autoridades federais.
O baixo nível dos reservatórios nas principais hidrelétricas do país levantou rumores de que seria necessária uma redução da oferta de energia. Porém, para Jorge Alcaide, diretor de Energia da Wärtsilä, empresa de soluções energéticas, o cenário atual é “muito diferente” daquele de 12 anos atrás e não “existe possibilidade” de se viver a necessidade de uma nova economia energética. Segundo o especialista, a construção, a partir de 2005, de usinas termelétricas à base da queima de carvão está sendo fundamental para garantir a demanda energética, mesmo em condições naturais adversas.
“É importante ter este tipo de fonte de energia como ‘back-up’, como um seguro para momentos como este. Elas precisam existir pois não dependem do clima, do tempo. São mais poluentes e caras sim, mas é como um seguro de carro: você não quer usar, mas paga todo mês para emergências”, afirma.
Situação de risco
O engenheiro Luis Gameiro, diretor da consultoria Trade Energy, é mais cauteloso na sua análise. Para ele, ainda não se pode falar em racionamento nos próximos meses, mas dependendo do comportamento das chuvas, que são esperadas com mais força até março, a situação pode se agravar. “Existe uma previsão de chuvas, mas elas estão abaixo do esperado. Ainda estamos no início do período úmido, mas se até o final esta situação persistir, aí pode ser que haja alguma coisa mais crítica”, avalia.
A questão, no entanto, vai além do risco de racionamento. A produção energética a partir das usinas termelétricas é bem mais custosa do que a hidrelétrica e este valor extra deve ser repassado ao consumidor. O economista Julio César Insaurralde, presidente da consultora Verax, acredita que os maiores problemas na escassez de chuvas se darão exatamente por esta elevação dos custos. “Quando a oferta de hidroeletricidade cai, entra a energia térmica para dar cobertura, que tem custos de produção e geração mais altos”.
Redução no custo da luz pode ser menor
Neste cenário, as prometidas reduções na taxa de luz, anunciadas em setembro pela presidente Dilma Roussef, poderão ser menores do que o inicialmente previsto. O Brasil tem atualmente o quarto maior valor de energia elétrica do mundo. Com as reduções, passaria para a oitava posição, ainda atrás de Chile, México e Estados Unidos, por exemplo.
A diminuição dos custos é fundamental para que o setor industrial volte a ser competitivo e o Brasil acelere o crescimento da sua economia, além de reduzir os gargalos de infra-estrutura do país, apontados por economistas e especialistas do setor industrial como um de nossos entraves. Para que a luz tenha um preço mais competitivo, o governo brasileiro propôs reduzir os tributos, que correspondem a 50% do seu preço final na energia residencial. O estudo “Quanto Custa a Energia Elétrica para o Brasil”, da Firjan, mostra que o Brasil detém outro recorde mundial nos tributos ao se falar da energia destinada ao setor industrial: são 14 impostos que representam 17% do valor final cobrado aos industriais.
“As tarifas de energia elétrica junto à indústria brasileira impactam em demasiado sua competitividade, sob qualquer ótica que se observe. Empresas de todos os portes e segmentos são afetadas em todas as regiões do país, em especial nos estados com maior contribuição para a produção industrial brasileira”, analisa o estudo.
Sinuca de bico
Os problemas acabaram colocando o governo em uma sinuca de bico. As reduções na conta de energia elétrica contribuirão para o crescimento mais acelerado do país nos próximos anos. Porém, com um PIB mais alto e uma demanda maior por energia, os riscos de um racionamento aumentam, caso as chuvas voltem a “atrasar”. Os investimentos em outras matrizes energéticas, segundo o governo, têm acontecido, mas o ritmo de construção é lento frente aos problemas enfrentados pelo país.
No entanto, as ameaças de que a aceleração do país volte a sobrecarregar o setor elétrico não assustam Alcaide. “Se não estivéssemos fazendo nada para suprir esta demanda teríamos problema, mas há um série de usinas geradoras que deverão entrar em funcionamento neste próximo ano, e conseguirão fazer frente a esta demanda”, afirma.
Fonte: JB